Web & Graphic Designer | [email protected] | (+351) 918 472 525 - chamada para rede móvel nacional
Dez 19
Design e Marketing: uma combinação vencedora

Design e Marketing: uma combinação vencedora

Inevitavelmente, nesta era da internet, qualquer campanha de Marketing deve incluir uma vertente digital. Em consequência, o design gráfico e web design são hoje incontornáveis, como suporte de comunicação. Assim sendo, faça do design um aliado dos seus projetos.

Nota: Artigo escrito por Dora Alexandre, Press Hub

Design e Marketing: uma combinação vencedora

Design e Marketing: uma combinação vencedoraDesign e Marketing: uma combinação vencedora

Antes de mais, importa realçar que o trabalho do web designer e do designer deve focar-se inteiramente nas necessidades do cliente. Ou seja, naquilo que o cliente quer e de que precisa. A partir daí, existe um vasto conjunto de técnicas, ferramentas e opções a que estes profissionais podem recorrer, de modo a cumprirem os requisitos que se pretende.

Na prática, o design gráfico combina imagens, elementos gráficos, cores e também texto, para criar materiais visualmente apelativos. A par disso, estes materiais têm como função comunicar de forma eficiente. Por exemplo, aplicam-se a logótipos, branding, anúncios, embalagens, ebooks, além de materiais impressos, como livros, brochuras, panfletos ou cartões pessoais.

Do mesmo modo, o web design adapta estas características do design ao ambiente online. Desde logo, para a criação de sites, landing pages, ebooks, etc., através de plataformas como o WordPress, entre outras.

Assim sendo, nesta era da Internet, em que interagimos todos os dias com plataformas online, o design gráfico e o web design são incontornáveis em qualquer campanha de Marketing, seja ele convencional ou digital.

Descubra os Segredos para Destacar a Tua Marca nas Redes Sociais!

Ponto de encontro com o consumidor: a internet

Ponto de encontro com o consumidor: a internetPonto de encontro com o consumidor: a internet

Com efeito, hoje em dia, não há quem dispense o marketing digital, quando se trata de promoção e divulgação, seja a título individual ou corporativo. Afinal, uma imagem diz mais do que mil palavras, e o cérebro humano consegue processar imagens 60 mil vezes mais rapidamente do que processa texto.

Por essa razão, estejamos a promover eventos, formações, produtos, serviços, iniciativas, projetos, empresas, pessoas ou organizações, a componente de design gráfico e/ou de web design é absolutamente fundamental.

Ou seja, uma vez que a internet passou a ser presença assídua nas nossas vidas, qualquer ação de comunicação tem de passar, necessariamente, por formatos digitais. Por sua vez, estes formatos digitais dependem do design gráfico e do web design, tanto para serem criados, como para serem eficazes.

Através destes formatos, a promoção e divulgação chega aos nossos computadores, telemóveis, tablets e televisores, em regra com formatos responsivos, isto é, que se adaptam a cada um destes dispositivos.

Efetivamente, o marketing digital acaba por se disseminar muitíssimo mais do que o marketing tradicional, porque vem ao nosso encontro onde passamos boa parte do nosso tempo: na internet. Em particular, nas redes sociais. Assim, estende-se a rede de alcance de uma campanha de publicidade ou divulgação, e alarga-se o espectro de público a impactar.

Marketing digital: mais alcance com menor investimento

Marketing digital: mais alcance com menor investimentoMarketing digital: mais alcance com menor investimento

Em 2012, uma dissertação da Universidade do Minho comparou resultados de marketing digital e marketing tradicional.

Efetivamente, este trabalho académico comprovou que o marketing digital tem vantagens a nível de controlo dos custos, flexibilidade e personalização. Por outro lado, tem maior exposição às críticas e um relacionamento direto com os consumidores finais.

A par disso, concluiu ainda que «o marketing digital pode ser uma excelente alternativa para empresas mais jovens, com limitada abrangência ou com custos extremamente restritos». Por seu lado, «empresas maiores devem possuir uma estratégia de presença na internet coerente e funcional, sem deixar de lado o marketing tradicional.» Ou seja, usavam o marketing digital como um complemento.

Em suma, o estudo comprova aquilo que, intuitivamente, todos sabemos: o marketing digital tem menor custo do que os meios tradicionais. Além disso, com a crescente presença dos consumidores na internet, e o desenvolvimento exponencial do e-commerce, o marketing digital chega a cada vez mais pessoas.

Justamente, a relação entre os consumidores e as marcas acontece, em larga medida, na internet. Por essa razão, é fundamental alimentar essa relação de forma eficaz, sendo o design e web design a pedra basilar da comunicação digital. Em consequência, dos negócios que assentam no digital.

Por tudo isto, seja como complemento de uma campanha de comunicação, ou como plataforma exclusiva dessa campanha, o marketing digital assume um relevo incontornável. De todo o modo, permite divulgar e comercializar produtos ou serviços, conquistar clientes e novos mercados.

Mais do que isso, o marketing digital é um veículo de relacionamento de proximidade com uma vasta rede de consumidores, sem qualquer limite de fronteiras.

Imagens:

1 – Freepik

2 – Unsplash

3 – Pixabay

4 – Pexels

5 – Google Images

Artigos relacionados

A importância do Google no Marketing Digital

Hoje em dia, qualquer campanha de marketing digital pode, e deve, ter como aliado o gigante tecnológico Google. Afinal, além de gerir um mercado multimilionário de publicidade, a... saber mais →

About The Author

Quem sou eu? Olá, o meu nome é Ana Margarida Mota e sou web & graphic designer. Sou uma pessoa pró-ativa e organizada, com um alto senso de responsabilidade e uma rigorosa ética de trabalho, sempre de forma comprometida e motivada.