Quando pessoas das mais variadas áreas de negócios me perguntam se devem estar presentes nas redes sociais, eu normalmente respondo com outra pergunta: os seus clientes estão nas redes sociais? Se sim, então a resposta é “Claro!”. Se quer que os seus clientes o encontrem, então a melhor maneira é ir ao encontro deles, e a internet deu-nos essa possibilidade através das redes sociais.
Nota: Artigo escrito por Sónia Lopes, Copywriter
ÍNDICE
Redes sociais: algumas vantagens para designers e web designers
As redes sociais, como o Facebook, o Instagram ou o LinkedIn, têm a vantagem de aumentarem a visibilidade do nosso trabalho, de serem fáceis de atualizar com qualquer novidade importante e permitirem uma interação rápida com clientes, antigos ou potenciais, e outros profissionais.
Além disso, qualquer publicação que faça numa rede social é rapidamente partilhável, o que potencia o passa-palavra. Alguém que gostou da sua publicação pode mostrá-la a outra pessoa com um simples clique e em pouco tempo o seu trabalho já alcançou uma audiência maior sem que se tivesse dado conta.
Algumas redes sociais também nos dão a possibilidade de apostar em publicidade. Pode optar por fazer uma campanha ou aderir a uma subscrição com benefícios adicionais, e durante algum tempo as suas publicações chegarão garantidamente a mais pessoas.
Por fim, o facto de muitas redes sociais privilegiarem conteúdos baseados em imagens em detrimento de outras formas de comunicação é outro ponto a favor para designers gráficos ou web designers, pois tornam-se ideais para expor e divulgar o trabalho. Uma imagem vale mais que mil palavras, certo? Por isso, vamos debruçar-nos sobre as redes sociais mais usadas e úteis na área do design.
Redes sociais uma a uma
- Facebook
Em Portugal, o Facebook é sem dúvida uma das redes sociais mais utilizadas, o que significa que é onde encontrará uma audiência maior. Os perfis das páginas permitem que se incluam muitos dados diferentes, o que o torna muito versátil e quase tão completo como um site. A partir do Facebook pode partilhar ligações para o seu site ou blogue, mencionar os serviços que disponibiliza e publicar exemplos do seu trabalho. Por outro lado, quem o visita pode seguir a sua página, partilhar as suas publicações, deixar comentários e avaliações e interagir consigo. No Facebook pode encontrar também grupos dedicados à sua área, o que lhe permitirá relacionar-se com outros profissionais. O Facebook é a rede mais importante para expor a sua marca, aumentar a sua visibilidade e gerar tráfego para o seu site ou blogue.
- Instagram
O Instagram tem vindo a crescer consistentemente em Portugal, com novos utilizadores a juntarem-se a esta rede todos os anos. Está bastante mais vocacionado para os conteúdos baseados em imagens e vídeos curtos, o que o torna perfeito para designers, ilustradores e artistas. Os utilizadores facilmente começam a seguir perfis com conteúdo apelativo, pelo que se torna realista reunir um número razoável de seguidores. A desvantagem é que provavelmente não atrairá através do seu perfil muito tráfego para o seu site ou blogue, pois a inclusão de ligações nos posts não é tão fácil ou intuitiva. Ainda assim, não deixa de ser uma rede excelente para expor exemplos do seu trabalho, divulgar a sua marca e ganhar reconhecimento, partilhar e encontrar dicas, e mesmo para procurar inspiração.
- LinkedIn
O LinkedIn é a rede profissional por excelência, tendo os utilizadores em Portugal aderido inicialmente com o intuito de procurar emprego e conhecer profissionais da mesma área. No entanto, o LinkedIn cresceu e tornou-se muito mais do que apenas uma rede onde ter um currículo público. Para além de poder ter o seu percurso profissional acessível a potenciais clientes, pode publicar artigos, ligações, partilhar os seus projetos, itens do seu portfólio, juntar-se a grupos e relacionar-se com outros profissionais, o que lhe abrirá portas a trabalhos com novos clientes, oportunidades de emprego ou colaborações. Não se esqueça de manter sempre o seu perfil atualizado.
- YouTube
Embora o YouTube possa não ser a primeira rede em que pensamos quando idealizamos a nossa presença online, tem vindo cada vez mais a ser utilizado por designers e web designers que pretendem partilhar e divulgar os seus métodos de trabalho, assim como dicas e outros conteúdos em que se especializaram. Não só é relativamente fácil hoje em dia criar vídeos de qualidade sem perder muito tempo, estes tornaram-se um dos meios favoritos nos últimos anos para utilizadores à procura de recursos. No YouTube poderá encontrar tutoriais sobre todo o tipo de temas de design e web design, conteúdo informativo de qualidade, e dicas e truques tanto para iniciantes como para utilizadores avançados. E porque não criar os seus também e tornar-se uma fonte de inspiração?
- Behance
O Behance é sem dúvida uma das melhores redes sociais para designers. Existem muitos sites que funcionam como portfólios, mas aquele que lhe trará mais visibilidade é este. Com um número sólido de utilizadores, inclui arte, fotografia, arquitetura, moda, artesanato e outras áreas criativas, para além do design e do web design. Também inclui uma secção de emprego, com ofertas de trabalho a tempo inteiro, oportunidades para freelancers e estágios. Indispensável para exibir o portfólio e encontrar oportunidades de trabalho.
O importante é estar onde as oportunidades estão
A presença nas redes sociais é um investimento, mas, se me perguntar se tem obrigatoriamente de estar em todas e de publicar em todas com regularidade, a resposta é “não necessariamente”. Deixei-lhe neste texto algumas das informações mais relevantes sobre as redes com maior influência e alcance, a partir daqui trata-se de fazer escolhas. Quais os seus objetivos principais? Responda a esta pergunta e esteja onde estão as oportunidades certas para si e para o seu negócio, de forma a tirar o melhor partido das possibilidades que as redes sociais lhe oferecem: visibilidade, divulgação, novos contactos profissionais, colaborações e ofertas de emprego.
Comments are closed.