Neste post, vamos continuar a explorar e a aprofundar o tema da cor aplicado ao design gráfico, ao design de comunicação e ao marketing. Já sabemos que a forma como escolhemos cores pode ser influenciada por inúmeros fatores – por exemplo, as nossas preferências e circunstâncias pessoais e o contexto cultural em que nos inserimos –, mas não há dúvida de que elas comunicam sensações e transmitem mensagens.
Se estiver a construir a sua marca, a definir a identidade da mesma e o seu posicionamento, a idealizar o seu website, loja online ou newsletter, ou a produzir material gráfico, incluindo cartões de visita, brochuras ou panfletos, a cor pode falar a linguagem da persuasão.1
Por isso, venha conhecer neste artigo a personalidade e os significados mais comuns de cada cor, dicas sobre como usá-las no seu negócio e quais os sistemas de cores – RGB, CMYK ou Pantone – mais adequados a cada objetivo. Porque, citando o pintor e teórico de arte Kandinsky: “A cor é uma energia que influencia diretamente a alma.”
Nota: Artigo escrito por Sónia Lopes, Copywriter
ÍNDICE
A personalidade de cada cor
Sentimo-nos atraídos ou repelidos por certas cores devido a associações que o nosso cérebro faz baseado no que vemos à nossa volta, sobretudo na natureza. A natureza ensinou-nos o que é que algumas cores significam e isso ficou codificado nas interpretações que fazemos. Por exemplo, associamos verde ao ambiente porque é uma cor predominante no meio natural, e associamos o azul a calma e tranquilidade por causa do céu quando está bom tempo ou do mar quando não está ameaçador. Quando as cores de produtos correspondem às expectativas que já temos, tudo corre bem. Assim, cor a cor, vamos ver o que cada uma pode significar.
- Branco
Na psicologia da cor, o branco está associado a inocência, bondade, limpeza, pureza, humildade, simplicidade, honra e paz. Por causa da sua conotação com coisas imaculadas, também por vezes se usa para transmitir ideias de juventude e modernidade. Um nicho que usa muito a cor branca é o das embalagens de detergentes, precisamente para apelar à limpeza procurada. Nos sites de e-commerce, o branco costuma ser a cor mais usada. É provável que seja a cor de fundo para a fotografia do produto. Letra negra sobre fundo branco é a melhor combinação para facilitar a leitura. O branco significa um novo começo.
- Preto
O preto é frequentemente descrito como uma cor sexy, poderosa, misteriosa, formal, elegante e sofisticada. Pense em marcas como a Chanel, que pretende transmitir todas estas características, ou em marcas de carros de luxo. O preto também traz simplicidade e afirmação. O preto está sempre na moda.
- Prateado
É uma cor popular em automóveis e está ligada a uma imagem de inovação e modernidade. Os produtos de alta tecnologia são muitas vezes prateados, e associamo-los a coisas novas, modernas e de ponta.
- Vermelho
O vermelho é arrojado e chama a atenção. Está associado a entusiasmo, paixão, perigo, energia, ação, calor e confiança. Algumas marcas usam o vermelho nos seus sites para o botão “Comprar” ou nas suas embalagens para se destacarem nas prateleiras das lojas. O vermelho também cria uma sensação de urgência, que se adequa às mensagens de descontos. Sabe-se que o vermelho também abre o apetite, o que pode explicar porque marcas como a Coca-Cola ou o McDonald’s a usam. No caso do McDonald’s, o vermelho combinado com o amarelo é apelativo para as crianças, abre o apetite e cria uma sensação de urgência.
- Azul
Estabilidade, segurança, harmonia, paz, calma, tranquilidade, relaxamento, responsabilidade e confiança são alguns dos sentimentos que o seu cliente pode associar à sua marca se integrar o azul na sua imagem. Empresa tecnológicas como o Facebook, o Twitter, o Skype ou o LinkedIn usam muito o azul, mas também marcas ligadas à saúde e higiene, como a de dentífricos Oral B, com o objetivo de ajudar as pessoas a associar a marca a produtos seguros, de qualidade e de confiança. O azul é também uma cor popular entre bancos ou seguradoras porque comunica autoridade e estabilidade, valores que os consumidores esperam de quem gere o seu dinheiro. Imagine o seu banco com as cores do McDonald’s e, a não ser que seja um investidor de alto risco, talvez não se sinta muito tentado a entregar-lhe todas as suas poupanças.
- Amarelo
Associamos o amarelo ao sol e àquilo que ele nos traz, como felicidade, otimismo, energia, rejuvenescimento, alegria, calor e verão. O Ikea é uma marca conhecida que usa o amarelo, porque normalmente associamos a compra de mobília à nossa primeira casa, a um momento de mudança, otimismo, entusiasmo e felicidade. O logo do Snapchat é amarelo, o que o distancia de outras redes sociais, mas porque o amarelo é apelativo para o público-alvo mais jovem, cheio de inspiração e criatividade.
- Cinzento
O cinzento representa neutralidade e equilíbrio, eficiência, formalidade, profissionalismo e espírito prático, e tem a vantagem de combinar bem com o preto e o branco. Podemos pensar que o cinzento é entediante, mas com a estratégia de marketing certa não precisa de ser. A Apple usa uma maçã toda cinzenta na sua imagem de marca e a maioria dos seus produtos navega entre o cinzento, o branco e o preto, que ajudam a manter um visual neutro e limpo. A sua mensagem quanto ao seu objetivo de inovação é clara, e é um dos líderes no setor das tecnologias de ponta.
- Cor de laranja
O laranja representa criatividade, aventura, entusiasmo, sucesso, equilíbrio, vitalidade e humor. O laranja dá um toque divertido a qualquer imagem, site ou material de marketing. O canal de televisão infantil Nickelodeon tem o logo laranja para representar a criatividade, o entusiasmo e o espírito vibrante da sua audiência.
- Cor-de-rosa
Esta é uma cor popular para marcas que têm como alvo um público feminino. O cor-de-rosa é feminino, juvenil, amoroso, divertido, doce, delicado, romântico, otimista. Algumas marcas de brinquedos como a Barbie usam o cor-de-rosa numa clara alusão ao seu universo feminino. O cor-de-rosa também pode ser usado em marcas de comida, para enfatizar a doçura. Apetece-lhe um gelado Santini?
- Verde
Alguns conceitos que associamos ao verde são ambiente, saúde, crescimento, sorte, abundância, harmonia, equilíbrio, calma, renovação, fertilidade e generosidade. O verde lembra a muitas pessoas todos os conceitos ligados à ecologia, por isso se for uma marca com ênfase na sustentabilidade ou nos produtos orgânicos, o verde é apropriado, como no caso do Celeiro. Enquanto cor fria, o verde é mais adequado a marcas calmas, maduras e profissionais.
- Roxo
O roxo é conotado com realeza, nobreza, poder, luxo, sabedoria, imaginação, magia, mistério e espiritualidade. Por ser uma cor que não encontramos tão abundantemente na natureza, o roxo tornou-se místico, misterioso e sensual. Já reparou que muitos frascos de perfumes usam esta cor para indicar a exclusividade, elegância e subtileza das suas fragrâncias?
- Castanho
O castanho é uma cor da terra, relacionada com o natural, o confiável, o calor, o conforto e a segurança de ter os pés bem assentes no chão. Em marketing, o castanho é muitas vezes associado a produtos naturais e comida. Apetece-lhe um bom café da Nescafé ou um bom chocolate da Ferrero Rocher?
Como usar as cores no seu negócio
Assumindo que as cores têm personalidade e que, por extensão, vão refletir a personalidade da sua marca, e sabendo que são um dos componentes mais identificáveis e percetíveis para os consumidores, deixo-lhe aqui alguns princípios orientadores sobre como usá-las e conjugá-las com outros elementos.
- Pense no seu público-alvo e na mensagem que lhe pretende passar
Quem são as pessoas a que pretende chegar? Jovens ou de meia-idade? Homens ou mulheres? Com uma atitude vibrante ou conservadora? À procura de aventura ou de segurança? Como pretende que o vejam?
- Escolha duas cores principais para o seu logo
Excluindo o preto e o cinzento-escuro, que poderão ser reservados para as letras, atenha-se a uma combinação de duas cores e não mais. O motivo é simples: para o cérebro, é mais fácil reter duas cores do que três ou quatro. Esta ideia é ainda mais importante quando estiver a idealizar o seu logo. Normalmente não vê logos com mais de duas cores.
- Idealize o seu website
Em princípio, as cores do seu site devem condizer com as do logo, mas não têm de estar limitadas a elas. Lembre-se do círculo cromático de que falámos no artigo anterior e nos esquemas de cores para alargar a sua palete. Pense também nas cores dos seus produtos, caso tenha uma loja online. Se tiver produtos com cores variadas, talvez possa escolher cores neutras na sua loja online para não distrair os clientes dos produtos.
- Defina os botões call-to-action
É normal que nos seus canais digitais tenha botões a apelar à compra ou ao contacto. Em muitos sites estes botões estão em cores quentes como o vermelho, o laranja e o amarelo, que aumentam a sensação de urgência e chamam a atenção. Estas cores são também comummente usadas para ofertas especiais, descontos e cupões. Como em tudo, também neste caso há exceções e quem use, por exemplo, botões em preto, como o botão de “Adicionar ao Carrinho” do site da Nike. Tem tudo que ver com a estética do site ou a imagem da marca.
- Escolha as imagens nos perfis das redes sociais
Também aqui deve usar as cores da sua marca ou serviço, para facilitar o seu reconhecimento. Embora seja aconselhável manter um esquema de cores consistente, pode variar matizes, saturação e valores para encontrar a intensidade certa.
Rgb, cmyk e pantone
Por esta altura, na sua viagem em busca das cores ideais, provavelmente já se terá deparado com os acrónimos RGB, CMYK e PMS (Pantone). Estes termos pertencem ao mundo do design gráfico e vamos esclarecê-los para não cometer erros quando chegar a hora de tomar decisões. O que precisa de reter em traços gerais é que o sistema RGB é melhor para os meios digitais, enquanto o CMYK é preferível para impressão. O Pantone é uma palete útil porque é usada em muitas indústrias diferentes como forma de padronizar o sistema de cores.
- RGB
RGB significa vermelho, verde e azul (red, green, blue) e este sistema é usado em projetores e nos ecrãs de televisão, de computador e de dispositivos móveis para criar todas as outras cores. Porque é que isto importa? Imagine que tem uma marca com um logo amarelo exuberante. Se publicar o logo no Facebook, no Twitter ou no seu site sem escolher o sistema correto, o seu logo parecerá lamacento em vez de amarelo brilhante. Quando quiser trabalhar cores para serem exibidas em ecrãs, use o sistema RGB e não CMYK.
- CMYK
CMYK é o acrónimo de ciano, magenta, amarelo e preto (cyan, magenta, yellow, black). Estas cores são misturadas para criar todas as outras numa imagem para impressão. Lembre-se dos tinteiros da sua impressora: é com este sistema que ela trabalha. Agora imagine que decidiu imprimir uma brochura a cores e, em vez do sistema CMYK, usou o sistema RGB no seu ficheiro. As cores não vão sair como idealizou e terá prejuízo quase garantido.
- Pantone (PMS)
O Pantone foi inicialmente concebido para a indústria gráfica, mas é uma palete agora usada em muitas indústrias diferentes. Através de um sistema numerado que permite identificar as cores de forma rápida e precisa, garante que estas correspondem ao pretendido independentemente do equipamento usado para as produzir. Quaisquer materiais gráficos podem ser impressos por diferentes fabricantes sem se correr o risco de alguma coisa correr mal, tendo como resultado artes gráficas consistentes. Existem mais de mil cores neste sistema, incluindo metálicos e fluorescentes. A identificação numérica também pode ser acompanhada de uma letra que se refere ao tipo de papel de impressão. Para produtos finais com plástico, também existe um número de referência com uma letra a indicar plástico opaco ou transparente.
A história é sua, pode dar-lhe as cores que quiser
Está a escolher as melhores cores possíveis para a sua marca, a sua publicidade e os seus materiais gráficos e de marketing? Não se esqueça, não existem respostas ou fórmulas certas, apenas linhas orientadoras a discutir com o seu designer gráfico ou web designer. No final, lembre-se de que a história é sua e pode ilustrá-la como quiser. Como em todas as coisas, as cores também passam pelos nossos filtros pessoais e somos nós que projetamos nelas os seus atributos e significados. Nas palavras de Picasso: “Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol.”
- Monocromático: os esquemas de cor monocromáticos são compostos por duas ou mais cores, que são variações de um matiz. Embora lhes falte contraste, produzem uma sensação consistente e um aspeto polido.
- Análogo: as cores análogas estão ligadas por uma cor em comum e normalmente encontram-se lado a lado no círculo cromático ou muito próximas. Isto é, podem estar diretamente umas ao lado das outras ou mais espalhadas, desde que todas partam de uma cor em comum. Também não produzem um resultado final muito contrastante, mas possuem mais variedade dentro de um design suave.
- Complementar: as cores complementares estão em oposição no círculo cromático, como o vermelho e o verde, por exemplo. Uma vez que provocam um contraste vívido, são ótimas para salientar um dado aspeto numa imagem, mas usadas em demasia podem causar desgaste visual, como um centro comercial no Natal.
WebGrafia
1 – Color Psychology: Does It Affect How You Feel?
2 – Color Psychology: How Color Meanings Affect You & Your Brand
3 – How to Use Colors in Marketing and Advertising
4 – How to Use the Psychology of Colors When Marketing – Small Business Trends
5 – RGB, CMYK and PMS Colors Explained – Small Business Trends
Comments are closed.