Web & Graphic Designer | [email protected] | (+351) 918 472 525 - chamada para rede móvel nacional
Jan 12
Tendências de marketing digital para 2024

Em 2024, a inteligência artificial vai moldar o design e o marketing

Em cada início de ano, surgem novas tendências de consumo e, inevitavelmente, de comunicar com os consumidores. Assim sendo, 2024 vai trazer novidades no Marketing Digital, e também no design e web design. Em larga medida, devido às novas potencialidades da Inteligência Artificial. Acompanhe esta evolução, para ter sucesso junto do seu público.

Nota: Artigo escrito por Dora Alexandre, Press Hub

Acompanhe as preferências do seu público

Acompanhe as preferências do seu públicoAcompanhe as preferências do seu público

Com efeito, todos os anos surgem novas tendências nas preferências dos consumidores. Desde logo, na moda, mas também na tecnologia e outras áreas, incluindo, naturalmente, o Marketing.

Conforme define Seth Godin num dos seus livros, o Marketing é «o generoso acto de ajudar alguém a resolver um problema». Assim sendo, importa acompanhar a evolução desta área, para dar respostas adequadas às (novas) necessidades dos potenciais clientes.

Em regra, a cada novo ano, surgem estudos e relatórios que apontam os novos caminhos que se adivinham. Justamente, neste artigo, damos a conhecer as tendências de Marketing para 2024.

O que procuram os consumidores em 2024?

O que procuram os consumidores em 2024?O que procuram os consumidores em 2024?

Antes de mais, a nível internacional, destacam-se os dados publicados pela britânica Kantar, líder mundial em análises de mercado. Assim sendo, no final de 2023, publicou o relatório «Marketing Trends 2024».
Inevitavelmente, estes dados mostram também tendências na web design e design, uma vez que são áreas indissociáveis do Marketing.

  • Cada vez mais, o sucesso das empresas mede-se por novas métricas, para além dos lucros. Designadamente, a da sustentabilidade.
  • A par disso, cerca de 80% dos consumidores assumem preferir comprar em empresas que apoiam causas com que se identificam.
  • Tal como antes, ainda impera a «Economia da Atenção». Ou seja, as empresas precisam de captar a atenção dos consumidores. Inevitavelmente,  a imagem – a nível de design gráfico e web – com que se apresentam, e a forma como comunicam são cruciais. Afinal, segundo indica o relatório, 62% dos profissionais de marketing ainda se ficam em métricas comportamentais. Designadamente, o tempo que os potenciais consumidores gastam a visualizar os conteúdos.
  • A par disso, o sucesso de novas plataformas como o TikTok e o ChatGPT vieram conquistar os consumidores, inclusive no que toca às pesquisas.

As novidades nos motores de busca e SEO

As novidades nos motores de busca e SEOAs novidades nos motores de busca e SEO

A título de exemplo, o SEMRush, uma referência internacional na análise de dados digitais, identifica um conjunto de importantes novidades para 2024.

Assim, num artigo do blog, prevê o futuro do Search Engine Optimization (SEO). De modo geral, aponta que será mais centrado no utilizador, mais ético e tecnologicamente mais avançado.

De forma resumida, são 3 as grandes tendências para 2024:

  • A inteligência artificial aplicada aos motores de busca vai dar ao utilizador resultados mais relevantes;
  • Para catalogar a relevância dos conteúdos, o Google vai dar prioridade a Experiência, Especialização, Autoridade e Confiança (sigla em inglês: E-E-A-T);
  • A Inteligência Artificial vai tornar o SEO mais conversacional, ou seja, privilegiar o formato de pergunta-resposta (Answer Engine Optimization, AEO).

Neste sentido, este ano o Google passará a integrar a Inteligência Artificial Generativa, através do inovador Search Labs.

A par disso, cada vez mais as buscas tendem a ser zero-click. Ou seja, para cada busca, o motor apresenta imediatamente uma panóplia de informação relevante, em vez da habitual listagem de links.

As tendências de design que precisa de acompanhar

As tendências de design que precisa de acompanharAs tendências de design que precisa de acompanhar

N o mundo do design, a plataforma Canva prevê que «em 2024, os visuais serão determinantes para criar impacto.» Afinal, vivemos na Economia da Atenção, e as imagens têm o poder de cativar o olhar dos consumidores.

Mais do que isso, este gigante do Design identifica 5 tendências que se adivinham para este ano:

  • A Pixelização, que recupera visuais de Minecraft e dos primórdios dos jogos de computador;
  • A combinação de formas geométricas e orgânicas, criando combinações divertidas e, ao mesmo tempo, modernas;
  • As composições gráficas que lembram montagens e colagens, a fazer lembrar os antigos livros de recortes;
  • O Surrealismo, como mote para a liberdade criativa no design e web design. Na prática, vão imperar as imagens que combinam o mundo etéreo com a fantasia e o subconsciente.
  • O uso do Bold em letterings assertivos e ousados. Inclusivamente, prevê-se que muitas marcas alterem o seu logótipo, para seguir esta tendência.

A mãe de todas as mudanças: o triunfo da inteligência artificial

A mãe de todas as mudanças: o triunfo da inteligência artificialA mãe de todas as mudanças: o triunfo da inteligência artificial

E m suma, um dos aspetos-chave de 2024 é que a GenAI (Generative Artificial Intelligence), marcará presença assídua no trabalho dos marketeers, designers e web designers. Naturalmente, sem esquecer os Google Ads que, inevitavelmente, passarão a integrar esta tecnologia.

Justamente, a GenAI gera uma vasta panóplia de informação. Nomeadamente, imagem, vídeo, áudio, texto, modelos 3D e até código de programação.

Assim sendo, na prática, a inteligência artificial tem capacidade para criar os recursos que suportam o Marketing. Inclusivamente, no que toca ao Web design e ao Design. Seja a gerar conteúdos, seja a simplificar e agilizar processos, por exemplo de construção de websites.

Mais do que isso, prevê-se que a GenAI cresça de forma exponencial nos próximos anos, tanto em alcance como em retorno económico. De acordo com a Markets And Markets, o seu impacto no mercado poderá chegar aos 1345 mil milhões de dólares em 2030.

Por tudo isto, vale a pena estar a par dos desenvolvimentos nesta área, e tirar partido desta tecnologia inovadora.

Imagens:

1 – Freepik

2 – Unsplash

3 – Pixabay

4 – Pexels

5 – Google Images

Artigos relacionados

Tendências de marketing digital para 2024

Em 2024, a inteligência artificial vai moldar o design e o marketing

Em cada início de ano, surgem novas tendências de consumo e, inevitavelmente, de comunicar com os consumidores. Assim sendo, 2024 vai trazer novidades no Marketing Digital, e também... saber mais →

About The Author

Quem sou eu? Olá, o meu nome é Ana Margarida Mota e sou web & graphic designer. Sou uma pessoa pró-ativa e organizada, com um alto senso de responsabilidade e uma rigorosa ética de trabalho, sempre de forma comprometida e motivada.