Web & Graphic Designer | [email protected] | (+351) 918 472 525 - chamada para rede móvel nacional
Nov 16
Web design e design gráfico: devo usar uma plataforma online ou contratar um profissional?

Web Design e Design Gráfico: devo usar uma plataforma online ou contratar um profissional?

Conheça as vantagens de contratar um profissional, e garanta os melhores resultados.

Nota: Artigo escrito por Dora Alexandre, Press Hub

O Homem ou a Máquina? Escolher entre um (web)designer e uma ferramenta online.

Processo criativo - Projetos Web design e Design gráficoO homem ou a máquina? Escolher entre um (web)designer e uma ferramenta online.

Hoje em dia, abundam na internet plataformas que nos oferecem a possibilidade de criar os nossos próprios projetos de web design e design. Assim sendo, é natural que surja a dúvida: vale a pena gastarmos recursos a contratar um profissional, ou vai dar ao mesmo se criarmos um projeto sozinhos, com uma destas ferramentas gratuitas online?

Mais concretamente, devemos criar o nosso próprio website, usando por exemplo o Wix ou o WordPress? Seremos capazes de criar a nossa própria loja no Shopify? E será boa ideia criarmos a identidade da nossa marca no Canva, ou no Adobe Spark?

Com efeito, apelos não faltam, por parte destas plataformas, no sentido de substituírem os profissionais que trabalham nestas áreas. Inclusivamente, muitos deles poderão, eles próprios, fazer uso de algumas destas ferramentas.

Porém, se temos um projeto que levamos muito a sério, e com o qual queremos atingir resultados relevantes, é importante ponderarmos muito bem a escolha que fazemos, nesta matéria. Caso contrário, poderemos estar a comprometer o nosso sucesso a curto, médio e longo prazo.

Justamente, em seguida apresentamos os diferentes aspetos que deve ter em conta, para fazer a melhor escolha possível. Não só para si, mas também para o seu projeto.

Antes de mais, avalie bem o objetivo do seu projeto de design gráfico ou web design

Objetivo do seu projeto de design gráfico ou web designAntes de mais, avalie bem o objetivo do seu projeto de design gráfico ou web design

Efetivamente, seja para um projeto pessoal ou profissional, as ferramentas que disponibilizam online serviços de web design e design podem ser bastante úteis.

De certo modo, podem mesmo ser o único recurso possível, se não tivermos quaisquer meios para investir.

No entanto, se queremos alavancar um projeto importante ou um negócio, é essencial apostarmos na melhor qualidade possível. Concorda? Certamente que sim. Afinal, o design e o web design permitem construir uma «montra» do nosso trabalho, que é importantíssima. Inevitavelmente, dizem muito sobre a qualidade do nosso projeto.

Assim sendo, antes de mais, recomendo que reflita sobre o projeto que tem em mãos, e qual o seu objetivo para o futuro.

Desde logo, pretende criar materiais de design ou um site apenas por lazer, ou a sua intenção é rentabilizar esses recursos? Efetivamente, esta é uma questão que pode fazer toda a diferença na altura de tomar uma decisão.

Domina os conhecimentos necessários para usar uma ferramenta online em vez de contratar um profissional?

Contratar profissional Web Design e Design gráficoDomina os conhecimentos necessários para usar uma ferramenta online em vez de contratar um profissional?

Se decidir avançar sozinho e recorrer a ferramentas online, tem o know how suficiente para as utilizar? A par disso, conhece os requisitos colaterais para tirar partido destas ferramentas?

Por exemplo, até que ponto está a par das técnicas de comunicação através da imagem? Como sabe, as imagens, cores e formas, comunicam de maneiras diferentes, e transmitem-nos mensagens. Inclusive, de forma inconsciente. Assim sendo, quais as cores que vai escolher para o seu projeto? E será que elas traduzem corretamente a imagem que pretende passar ao seu público?

Por outro lado, se decidir criar um website ou loja online numa plataforma, aparentemente é tarefa fácil. Pelo menos, a julgar pelas promessas das plataformas que os constroem «gratuitamente», com templates que basta adaptar.

Contudo, está a par dos custos que, mais à frente, lhe irão cobrar? Ou dos plugins que terá de instalar para que o site funcione corretamente?

E quanto ao cumprimento do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, sabe como salvaguardá-lo? A par disso, saberá assegurar o SEO, a responsividade do site ou a ligação às redes sociais? Se for o caso, será capaz de criar uma newsletter para email marketing? Por fim, num negócio de e-commerce, como irá garantir que a sua loja online respeita as normas legais e os direitos dos clientes?

Enfim, como vê, são muitos os aspetos a ter em conta. Precisamente, porque existe uma vasta panóplia de conhecimentos inerentes ao trabalho de web design e design gráfico. Naturalmente, porque estudaram e têm experiência, os profissionais destas áreas dominam estes conhecimentos como ninguém. E podem colocá-los à sua disposição.

Garanta o melhor resultado possível, e aumente as possibilidades de sucesso da sua marca

Sucesso da marca - Branding, Design gráficoGaranta o melhor resultado possível, e aumente as possibilidades de sucesso da sua marca

Efetivamente, entre o homem e a máquina, existem muitas diferenças.

Antes de mais, um profissional de web design ou de design pode ser um grande aliado para o seu projeto. Afinal, é alguém que conhece bem estas áreas de trabalho, e que põe esses conhecimentos ao serviço do cliente.

A par disso, um profissional experiente poderá chamar a atenção para aspetos menos óbvios, mas fundamentais, e salvaguardá-los da melhor forma.

Justamente, ter uma pessoa a dar-lhe apoio na criação da sua marca é muito diferente de fazer esse arranque por si mesmo/a, sem qualquer orientação.

Desde logo, o apoio de um profissional evita que tenha de aprender a dominar as ferramentas online. Mais do que isso, também cautela questões colaterais, inclusive do ponto de vista legal. Ao mesmo tempo, a colaboração de um profissional de web design ou design reduz o risco de projetar uma imagem desadequada ou pouco eficiente, que se refletiria na reputação da sua marca.

Assim sendo, é preciso avaliar bem o objetivo do projeto, e se pode arriscar fazê-lo sem recorrer a um web designer ou designer. Sem dúvida, se quer garantir resultados relevantes, será mais seguro apostar num profissional.

Mais do que um custo, é um investimento. Lembre-se: é a sua imagem de marca que está em causa.

Em suma, naturalmente que podemos optar por trabalhar sozinhos, com ferramentas online, e assim poupar algum dinheiro. Contudo, se queremos algo bem feito e com segurança, o trabalho de um profissional pode fazer toda a diferença. Certamente, mais à frente, o investimento irá compensar.

Imagens:

1 – Freepik

2 – Unsplash

3 – Pixabay

4 – Pexels

5 – Google Images

Artigos relacionados

Tenho uma marca. Como definir uma estratégia de Marketing Digital e porquê?

Nos dias que correm, a internet e as redes sociais são um meio de promoção obrigatório para qualquer marca que se preze. Afinal, o mundo digital ocupa boa... saber mais →
Tendências de marketing digital para 2024

Em 2024, a inteligência artificial vai moldar o design e o marketing

Em cada início de ano, surgem novas tendências de consumo e, inevitavelmente, de comunicar com os consumidores. Assim sendo, 2024 vai trazer novidades no Marketing Digital, e também... saber mais →

About The Author

Quem sou eu? Olá, o meu nome é Ana Margarida Mota e sou web & graphic designer. Sou uma pessoa pró-ativa e organizada, com um alto senso de responsabilidade e uma rigorosa ética de trabalho, sempre de forma comprometida e motivada.