Hoje em dia, qualquer campanha de marketing digital pode, e deve, ter como aliado o gigante tecnológico Google. Afinal, além de gerir um mercado multimilionário de publicidade, a marca disponibiliza aos utilizadores todos os serviços e ferramentas necessários para criar e monitorizar a interação com os potenciais (e efetivos) consumidores.
Nota: Artigo escrito por Dora Alexandre, Press Hub
ÍNDICE
Alphabet – um gigante omnipresente
Além de ser o motor de busca mais utilizado do mundo, a marca Google é um gigante tecnológico com lugar cativo no dia a dia de quem utiliza a internet.
Com efeito, quando a empresa nasceu na Califórnia, em 1998, já tinha a ambição de disponibilizar, de forma organizada, toda a informação existente na world wide web. Porém, certamente que nessa altura os fundadores, Larry Page e Sergey Brin, ainda não tinham noção de como a empresa – entretanto denominada Alphabet – iria expandir a sua missão para muitas outras funcionalidades.
Sendo o motor de busca mais usado em todo o mundo, hoje em dia o Google é uma ferramenta incontornável para a maioria das pesquisas online.
Justamente, o algoritmo que os fundadores desenvolveram – e que continua a evoluir – veio apresentar, de forma estruturada, os resultados mais pertinentes para cada busca na internet.
Porém, o Google é muito mais do que um motor de pesquisa. Afinal, a marca oferece uma vasta panóplia de ferramentas e serviços, entre eles espaço de alojamento na Drive, contas de Gmail, o inigualável YouTube, um chat de texto e videochamada (Meet), mapas interativos, calendário, loja, tradução automática, etc. etc. etc. Naturalmente, sem esquecer o perfil empresarial que o Google nos permite criar, através do Maps.
Consequentemente, todas estas funcionalidades garantem à marca um nível de fidelização com o qual outras empresas simplesmente não conseguem rivalizar.
Google ads: um mercado milionário de publicidade
Efetivamente, a marca Google transformou-se num titã do mundo digital, com um papel preponderante em todas as suas vertentes. Inevitavelmente, também no que toca ao marketing e à publicidade. Em particular, através do Google Ads, que veio substituir o AdSense, e que permite rentabilizar um website (de preferência responsivo), blogue, loja online, canal YouTube, landing page, etc.
Assim sendo, o Google centraliza os investimentos de milhões de anunciantes, que competem pelos espaços publicitários com maior visibilidade. Precisamente, esta visibilidade é facilitada pelo próprio motor de busca, que também adequa os anúncios ao público mais adequado.
Além de altamente eficaz, o sistema é também simples: basta ter uma conta Google, associar os seus dados à conta, e ligar o seu site ao Google Ads. Em consequência, quanto mais visibilidade uma página web tiver, maior é o retorno financeiro.
Ou seja, o proprietário de uma plataforma online inscreve-se no programa, e esta passa a exibir publicidade em formato de texto, imagem ou mesmo em vídeo. A partir daí, a Google gere a exibição dos anúncios, sendo que o lucro de cada site ou blogue é proporcional à quantidade de cliques ou visualizações.
Para vermos a real noção da envergadura deste sistema, basta dizer que, em 2023, a maior parte das receitas da Alphabet vieram da publicidade: 305,6 mil milhões de dólares.
Google, o aliado perfeito no marketing digital
Na prática, imagina que tens um negócio que pretendes rentabilizar. Com esse intuito, investiste no trabalho de um web designer, que construiu o teu site profissional ou loja de e-commerce. Naturalmente, a partir daí, precisas que mais pessoas saibam que a tua plataforma online existe para que, idealmente, se tornem clientes.
Na prática, o Google pode ter um papel fundamental na tua estratégia de marketing digital. Desde logo, entrar no mercado de publicidade do Google significa a ampla possibilidade de atrair mais visitantes para o site. A par disso, ganhas a possibilidade de maximizar leads e conversões, rentabilitar o email-marketing, fazer integração dos conteúdos com redes sociais e no limite, aumentar o alcance e as conversões.
Efetivamente, a inteligência artificial por trás do Google gere de forma altamente eficaz a colocação de anúncios, otimizando o match entre os anúncios e as páginas onde são colocados, tendo em conta o perfil dos conteúdos e o próprio perfil dos utilizadores que visitam as plataformas online.
Mais do que isso, o Google influencia também os próprios formatos e design de anúncios, seja no YouTube, no Discover ou na Pesquisa, sempre com o objetivo de maximizar as conversões.
Por outro lado, o Google oferece ainda a possibilidade de conhecer bem os seus visitantes, e medir uma infinidade de métricas em qualquer campanha de marketing digital. Designadamente, com ferramentas como o Google Analytics, Site Kit ou Google Search Console.
Resumindo e concluindo
Em suma, os serviços do universo Google satisfazem quaisquer necessidades de alguém que viva no mundo digital. Desde logo, a nível privado, mas também a nível empresarial.
Afinal, através deste gigante da tecnologia, temos tudo aquilo de que o nosso negócio pode precisar. Desde logo, para comunicar, mas também para encontrar clientes e conhecer o respetivo perfil, segmentar o público e personalizar a interação com ele. Além disso, como não podia deixar de ser, permite-nos otimizar o nosso investimento, monitorizando os custos e as receitas.
Assim sendo, vale a pena gastares algum tempo a conhecer as ferramentas que o Google oferece – em regra gratuitamente – para facilitar o teu negócio. Em particular, as tuas campanhas de marketing digital.
Portanto, se pensas criar um website ou já tens uma presença online, entra no universo Google, e tira partido das suas ferramentas tecnológicas de topo.
No entanto, não te esqueças de que é necessário cumprires as regras de Search Engine Optimization (SEO). Deste modo, vais ao encontro daquilo que o motor de busca valoriza e, consequentemente, consegues maior destaque no ranking das pesquisas online.
Assim sendo, parte à descoberta do universo Google, e tira partido de tudo aquilo que tem para te oferecer.
WebGrafia:
1 – Google – Statistics & Facts
2 – 17 Google Marketing Tools You Should Be Using
3 – 25 anos Google e a sua importância para os negócios online
4 – Como usar o Google Analytics 4 para potencializar suas vendas no Dia das Mães 2024
6 – Your Digital Marketing Toolbox
7 – 12 learnings from Google’s own media experts for 2024
Comments are closed.