Web & Graphic Designer | [email protected] | (+351) 918 472 525 - chamada para rede móvel nacional
Jul 13
Email Marketing o que é e como funciona?

Email Marketing. O que é? Como funciona?

Neste post vou falar-lhe sobre uma das formas mais simples e eficazes de comunicar com o seu público-alvo e divulgar os seus serviços: o email marketing. Com poucos ingredientes e alguns cliques, o email marketing tornou-se uma ferramenta intuitiva e indispensável para elevar o seu negócio a outros níveis.

As tendências do marketing vão mudando ao longo do tempo, mas esta é das que se têm mantido consistentes nos últimos anos, por isso porque não apostar numa estratégia com provas dadas na área? Venha conhecer alguns dos pontos-chave para tirar o melhor partido desta opção.

Email marketing: o que é?

O que é o email marketing?O que é o email marketing?

O email marketing é um tipo de marketing digital que tem como objetivo o envio de mensagens de conteúdo comercial a uma audiência vasta através do email. As estratégias de email marketing normalmente pretendem alcançar um ou mais dos três seguintes objetivos principais:

  • Aprofundar a relação com a sua audiência;
  • Promover a confiança nos seus serviços;
  • Aumentar o reconhecimento da sua marca.

Alguns dos conteúdos de email marketing mais enviados são:

  • Promoções;
  • Newsletters;
  • Confirmação de compras de produtos ou serviços.

Qual a diferença entre email marketing e spam e as novas leis de protecção de dados?

Diferença entre email marketing e spamDiferença entre email marketing e spam

Nos primeiros anos da massificação da internet, todos nos lembramos de receber emails de publicidade a produtos ou serviços que não nos diziam nada e não tinham nada a ver connosco.

Felizmente, já vamos muito longe desses tempos e podemos agradecer a dois elementos que, entretanto, entraram em jogo: as leis de proteção de dados (mais à frente) e as ferramentas desenvolvidas especificamente para email marketing (idem) que permitem a segmentação e a personalização dos emails.

Este último fator foi decisivo para que o email marketing desenvolvesse todo o seu potencial: hoje em dia, é possível com bastante facilidade enviar emails a um grupo da sua lista de contactos para quem essa informação será relevante. Por outro lado, os utilizadores podem muitas vezes escolher a frequência com que desejam receber emails, ou até, dentro dos diferentes emails que uma empresa envia, quais os que lhes interessam. Por exemplo, no caso de uma escola, podem escolher se só querem receber emails sobre novas formações ou se também querem receber artigos sobre os conteúdos lecionados. A relevância tornou-se chave e todos ficam a ganhar.

Na União Europeia, a Diretiva relativa à privacidade e às comunicações eletrónicas de 2002 proíbe o uso de endereços de email pessoais para fins de marketing. Emails não solicitados só podem ser enviados com o acordo prévio do destinatário.

O Regulamento Geral da Proteção de Dados veio posteriormente acrescentar mais exigências para as empresas que recolhem, armazenam e processam dados de utilizadores na União Europeia, conferindo mais direitos aos utilizadores, nomeadamente a aceder à informação que esteja armazenada sobre eles e o direito a que essa informação seja eliminada a seu pedido.

Embora o vocabulário legal possa assustar, é mais simples do que parece:

  • Nunca compre listas de contactos;
  • Faculte todas as informações a quem quiser inscrever-se na sua mailing list;
  • Tenha sempre o botão de unsubscribe bem visível.

Quanto às ferramentas específicas de email marketing, foram decisivas para que este desenvolvesse todo o seu potencial: hoje em dia, é possível com bastante facilidade enviar emails a um grupo da sua lista de contactos para quem essa informação será relevante. Por outro lado, os utilizadores podem muitas vezes escolher a frequência com que desejam receber emails, ou até, dentro dos diferentes emails que uma empresa envia, quais os que lhes interessam. Por exemplo, no caso de uma escola, podem escolher se só querem receber emails sobre novas formações ou se também querem receber artigos sobre os conteúdos lecionados. A relevância tornou-se chave e todos ficam a ganhar.

Quais as vantagens do email marketing e o que preciso para começar?

Vantagens do email marketing - newslettersVantagens do email marketing

O email marketing tem diversas vantagens relativamente a outras estratégias de comunicação. Deixo aqui quatro das mais evidentes e aliciantes:

  • Custos reduzidos;
  • Permite obter informações sobre o comportamento dos consumidores, com base nos conteúdos a que aderem;
  • A maior parte dos utilizadores da internet consultam o email diariamente e os utilizadores de email têm vindo a crescer;
  • Não está dependente de que um algoritmo decida por si os conteúdos a mostrar aos seus seguidores.

Para começar a integrar este forma de marketing no seu plano de divulgação, não precisa de ter um curso nem muitos conhecimentos técnicos. Em traços gerais, precisará de:

  • Uma base de dados de contactos de email que manifestaram interesse em receber os seus conteúdos;
  • Uma ferramenta de gestão de email marketing, que vai gerir a sua base de dados, ajudá-lo a personalizar as suas mensagens e a monitorizar o sucesso dos seus envios;
  • Definir objetivos.

Para criar uma base de dados ou mailing list, pode usar um banner ou formulário no seu site ou loja online que facilite a inscrição na sua newsletter. Também pode usar incentivos, por exemplo, permitir que o utilizador faça download gratuito de algum conteúdo no seu site em troca do seu endereço de email.

Após iniciado este passo, é aconselhável segmentar os contactos que tem de acordo com os seus objetivos ou a planificação da sua estratégia. A segmentação pode ser feita de acordo com dados demográficos, os interesses manifestados pelos seus subscritores, clientes novos e antigos, etc.

Por fim, planeie. Programe com antecedência os emails que pretende enviar e nunca falhará um envio nem deixará que os seus contactos se esqueçam de si.

Que ferramentas de email marketing existem? Conheça o Mailchimp

Ferramentas Email Marketing - newsletters MailchimpFerramentas Email Marketing: Hubspot, Sendinblue, Omnisend e Mailchimp.

Existem diversas ferramentas que permitem fazer a gestão do email marketing para o seu site ou loja online, nomeadamente a nível da base de dados de contactos, da personalização dos conteúdos e da monitorização dos resultados. Entre algumas das mais conceituadas, disponíveis gratuitamente, encontram-se o Hubspot Email Marketing, o Sendinblue e o Omnisend. No entanto, devido à sua popularidade, vamos focar-nos numa das mais usadas, o Mailchimp.

Com o Mailchimp pode contar com as funcionalidades básicas de email marketing, tais como:

  • Criação de emails;
  • Programação de envios;
  • Respostas automáticas;
  • Segmentação de contactos em grupos;
  • Ferramentas simples de analytics.

A criação de emails é simples através do Gestor de Conteúdos, onde pode armazenar os documentos e ficheiros de imagem para lhes aceder rapidamente.

A programação de envios tem a opção de ser feita, por exemplo, com base no fuso horário dos destinatários.

O Mailchimp permite também a automatização de emails em momentos cruciais do percurso do consumidor, pelo que pode enviar facilmente mensagens de boas-vindas, confirmações, lembretes, entre outros.

Na segmentação o Mailchimp sugere diversos filtros, como, por exemplo, a localização geográfica.

Já as métricas e relatórios de analytics incluem o número de pessoas que abriram os emails, a percentagem de pessoas que clicaram em links e em quais.

O Mailchimp presenta-se com uma interface drag-and-drop fácil de usar e proporciona um plano gratuito em que se inclui:

  • O envio de 10 000 emails até 2000 subscritores;
  • Templates básicos;
  • CRM (customer relationship management);
  • Automatizações em um clique;
  • Ferramentas multicanal (que permitem publicações em redes sociais, por exemplo);
  • Gestor de conteúdos;
  • Criação de domínios, entre outras funcionalidades.

Para necessidades mais exigentes, pode usar o simulador do site e ver em quanto fica o plano mais adequado para si.

Um dos destaques do Mailchimp é a funcionalidade de recomendações inteligentes, que lhe fornece informações personalizadas e contextualizadas para otimizar as suas estratégias de marketing. Estas recomendações baseiam-se em atividades suas anteriores assim como em dados de utilizadores de outros clientes do Mailchimp e nas melhores práticas de indústrias específicas.

Por fim, pode contar com aplicações para iOS e Android, um layout responsivo em que os seus templates terão sempre a melhor leitura independentemente do dispositivo usado para os ler, e a vantagem de poder integrar o Mailchimp por plugin com as plataformas WordPress ou Shopify, entre outras.

Como fazer a integração entre o Mailchimp e o WordPress

Integração entre o Mailchimp e o WordPressAssociar o Mailchimp ao site Wordpress

Como o WordPress é a melhor plataforma de criação de sites, deixo aqui uma explicação muito simples de como integrar o Mailchimp no WordPress.

O Mailchimp vem com formulários de inscrição em mailing list incluídos que pode transpor para o seu site WordPress. Clique no botão “criar” na barra de ferramentas à esquerda e selecione Signup Form (Formulários de inscrição) e a seguir a opção  Embedded Form (Formulários incorporados). Configure os campos necessários conforme as suas opções e copie o código que ele lhe fornece.

A seguir, no seu site WordPress, vá a Appearance e selecione Widgets. Adicione um widget por configuração HTML e nas definições do seu novo widget cole o código gerado pelo Mailchimp. Grave e poderá ver o formulário que criou no seu site.

Está pronto para começar e o Mailchimp pode imediatamente ajudá-lo a criar o seu primeiro email, a adicionar contactos e a enviar rapidamente a sua primeira campanha.

Conclusão

Newsletters - estratégia marketing digitalNewsletters - estratégia marketing digital

Agora que já sabe em traços gerais o que é o email marketing, como funciona e o que precisa, poderá aprofundar a sua relação com clientes novos ou antigos, encorajar a sua fidelização e divulgar novos produtos e serviços, o que se traduzirá em mais contactos e vendas. E tem a vantagem de, com as diversas ferramentas ao seu dispor, não precisar de ser um especialista para alcançar os resultados desejados.

Imagens

1 – Freepik

2 – Unsplash

3 – Pixabay

4 – Pexels

5 – Google Images

Artigos relacionados

A importância das redes sociais no seu negócio

A Importância das Redes Sociais no Seu Negócio

Quando pessoas das mais variadas áreas de negócios me perguntam se devem estar presentes nas redes sociais, eu normalmente respondo com outra pergunta: os seus clientes estão nas... saber mais →

About The Author

Quem sou eu? Olá, o meu nome é Ana Margarida Mota e sou web & graphic designer. Sou uma pessoa pró-ativa e organizada, com um alto senso de responsabilidade e uma rigorosa ética de trabalho, sempre de forma comprometida e motivada.