Web & Graphic Designer | [email protected] | (+351) 918 472 525 - chamada para rede móvel nacional
Jun 25
Diferença entre ter site e uma presença nas redes sociais

Diferença entre ter site e uma presença nas redes sociais

Hoje em dia, as redes sociais são uma parte incontornável da divulgação de qualquer empresa, marca ou projeto. Porém, estas plataformas de divulgação não substituem um website institucional. Afinal, além de ser uma estrutura independente, esta presença online confere maior credibilidade do que qualquer rede social.

Nota: Artigo escrito por Dora Alexandre, Press Hub

Website: uma base de confiança para o cliente

Website: uma base de confiança para o clienteWebsite: uma base de confiança para o cliente

Se tens uma marca e estás indeciso/a entre criar um website institucional ou apostar apenas numa ou mais redes sociais, este artigo vai ajudar-te a tomar uma decisão.

Antes de mais, importa reconhecer que muitas marcas iniciam a sua estratégia de comunicação precisamente pelas redes sociais. Afinal, estas plataformas representam uma forma fácil e gratuita para estabelecer contacto com um público vasto.

No entanto, quando o objetivo é estabelecer a credibilidade de uma marca, e permitir que os clientes nos encontrem mais facilmente quando precisam de nós, é essencial investir num serviço de web design, e ter um site responsivo, que se adapte a diferentes dispositivos. 

Justamente, um site é uma plataforma estável, onde podemos apresentar o nosso projeto de forma clara, completa e cativante. Mesmo que se trate de uma loja de e-commerce, um blogue, landing page ou portfólio. A par disso, esta presença online está, 24 horas por dia, disponível para ser a resposta a uma qualquer busca, por parte dos nossos potenciais clientes. 

Afinal, como sabemos, a maior parte das pessoas pesquisa em motores de busca quando precisa de um produto ou serviço. Concretamente, um estudo recente da Adsmovil indica que 61,9% dos consumidores portugueses preferem informar-se previamente na internet, antes de efetuarem uma compra. 

Assim sendo, é essencial disponibilizares, de forma completa e bem estruturada, toda a informação necessária a quem procura os teus produtos ou serviços. 

Descubra os Segredos para Destacar a Tua Marca nas Redes Sociais!

As vantagens de investir num website

As vantagens de investir num websiteAs vantagens de investir num website

Em regra, a procura de um produto ou serviço parte de um motor de busca como o Google ou o Bing, e não tanto do social media. Naturalmente, os clientes também podem encontrar-te nas redes sociais, mas não é a mesma coisa.

Desde logo, os motores de busca mais depressa apresentam websites nos resultados da pesquisa, do que um post ou página específica em redes sociais. Afinal, o website apresenta informação mais completa, e tem mais potencial para ser otimizado para Search Engine Optimization (SEO)

Porém, mais do que isso, um website cuidado passa aos potenciais clientes uma imagem mais profissional e confiável do que qualquer rede social. Além disso, a estrutura de um site acolhe bastante mais informação. Efetivamente, se for bem organizada e tiver boa apresentação, é meio caminho andado para cativar o cliente.

Dizendo de outro modo, uma página web tem mais recursos para convencer o cliente de que somos a solução perfeita para o seu problema.

Por exemplo, deve incluir informação sobre a marca, o seu perfil, background, objetivos, historial, portfólio, etc.. A par disso, permite descrever produtos e serviços com detalhe, apresentar críticas de clientes satisfeitos, ter uma loja online plenamente operacional e ainda conhecer o perfil dos visitantes, recorrendo a ferramentas como o Google Analytics.

Por fim, mas não menos importante, ter um site profissional responsivo representa seres dono da tua montra digital, e não estares à mercê de decisões e mudanças nas plataformas de redes sociais e respectivos algoritmos.

Website e redes sociais: como conjugar o melhor dos dois mundos

Website e redes sociais: como conjugar o melhor dos dois mundosWebsite e redes sociais: como conjugar o melhor dos dois mundos

Efetivamente, um website permite disponibilizar informação e produtos, mas também servir de ligação às redes sociais da marca.

Na verdade, a fórmula ideal é que as redes sociais sirvam para atrair potenciais clientes, encaminhando-os para o site. Em regra, é no site que ocorre a conversão de leads, ou seja, a compra do produto ou serviço. Assim sendo, ambas as plataformas devem usar o marketing de conteúdo, com vista a esta mesma finalidade.

Em suma, as redes sociais são o meio ideal para cativar potenciais clientes, e manter com eles uma relação de proximidade. Inclusivamente, permitem chegar a qualquer tipo de público-alvo, e direcionar campanhas de forma precisa. 

No entanto, este alcance não dispensa um website, que confere à marca uma imagem mais consistente, e serve de base para as conversões

Sem dúvida, as redes sociais são, muitas vezes, o primeiro passo no caminho do empreendedorismo. Ou seja, uma espécie de sala de ensaio (gratuita) no contacto com o público, e podem mesmo concretizar conversões. Contudo, mais à frente no caminho, o site deve ser ponto obrigatório no percurso de um negócio estruturado e confiável.

Imagens:

1 – Freepik

2 – Unsplash

3 – Pixabay

4 – Pexels

5 – Google Images

Artigos relacionados

A importância do Google no Marketing Digital

Hoje em dia, qualquer campanha de marketing digital pode, e deve, ter como aliado o gigante tecnológico Google. Afinal, além de gerir um mercado multimilionário de publicidade, a... saber mais →

About The Author

Quem sou eu? Olá, o meu nome é Ana Margarida Mota e sou web & graphic designer. Sou uma pessoa pró-ativa e organizada, com um alto senso de responsabilidade e uma rigorosa ética de trabalho, sempre de forma comprometida e motivada.