fbpx
Mai 16
O que é Realidade Virtual (RV)?

Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA)

Há poucas semanas estava a ver as novidades na internet, mais precisamente no LinkedIn e encontrei um artigo de uma designer com o nome Alina Samezima sobre Realidade Virtual  (VR, de virtual reality) e Realidade Aumentada (AR – Augmented Reality). Este artigo consistia num video que mostrava o seu cartão de visita desenhado com estas duas tecnologias.

A Alina tirou um curso em Buenos Aires sobre Design de Imagem e Som onde começou a desenvolver os primeiros projetos de RV e RA. Um dos seus maiores objetivos é utilizar de uma forma inteligente as novas tecnologias com o intuito de entretenimento e produtividade.
Já alguns anos que estas tecnologias fazem parte do nosso dia-a-dia em setores como o Design, a Medicina, a Engenharia, a Educação
Para perceber um pouco estas duas tecnologias é necessário, em primeiro lugar, perceber o significado de cada uma e para que servem.

O que é Realidade Virtual (RV)?

Homem com óculos de realidade virtual a praticar actividade física no exterior

A realidade Virtual é uma tecnologia que conecta o utilizador a um sistema informatizado, construindo uma plataforma realista e proporcionar uma sensação de que o que se está a ver é praticamente parte do real. O objetivo da RV é projetar o que é real num ambiente virtual mas em tempo real.

Vantagens

  • Facilita operações remotas e controle de equipamentos à distância, através da simulação.
  • Permite a exploração de objetos e mundos a 3 dimensões.
  • Possibilita a simulação de algo real, de forma a poder-se “treinar” e optar pela melhor solução.
  • Simula planos de produção e avalia processos para verificar a sua correção.
  • Projeta produtos que tenham design estético segundo as preferências do cliente.
  • Auxilia à formação dos empregados em técnicas avançadas.

O que é Realidade Aumentada (RA)?

A Realidade Aumentada (RA) consiste na interação entre ambientes virtuais e o mundo físico. Este olhar consiste numa visão diferente da realidade, ou seja é uma combinação de elementos que existem num ambiente real com outros elementos num ambiente virtual que são criados em três dimensões.

Um bom exemplo desta realidade são as etiquetas QR Code em pontos turísticos de cidades.

Ao analisarmos o mundo das aplicações conseguimos encontrar vários exemplos de Realidade Aumentada. A partir da utilização de uma aplicação num smartphone ou até mesmo um tablet percebe-se que a realidade aumentada utiliza a tecnologia de diversas formas.

Assim, conseguimos transformar o modo como o ser humano trabalha, aprende, joga e interage com praticamente tudo à sua volta.

A seguir apresento alguns exemplos:

a) Tarefas do dia-a-dia
Conseguimos utilizar esta tecnologia para resolver questões do dia-a-dia. Tirar medidas a objetos reais, ver como os móveis que escolhemos num site ficam em casa ou navegar em espaços complicados sem olhar para o mapa são algumas hipóteses.

b) Jogos
O sector dos jogos não podia deixar de apresentar soluções de interação e diversão para conquistar novos clientes.

Dar vida a monstros virtuais num parque ou na sua cozinha e participar num baile de máscaras com amigos que estão locais diferentes são formas de desafiar os limites da nossa imaginação. Assim o mundo real vai ficar muito mais divertido.

c) Aprendizagem
Novas soluções de aprendizagem que vieram revolucionar o sistema de ensino e ao mesmo tempo elevar a sua qualidade.
Desmontar um motor de um automóvel sem o recurso a ferramentas ou estudar o corpo humano sem usar um bisturi são algumas das possibilidades.

Diferença entre RV e RA?

  • Homem com óculos de realidade virtual a praticar actividade física no exterior
  • Desenho de um castelo usando a realidade aumentada.
  • Óculos de realidade aumentada para uso profissional
  • Desenho de um castelo usando a realidade aumentada e ambiente à volta.

Apesar de estas duas áreas serem complementares, a principal diferença entre elas consiste em que a RV substitui a realidade visual por uma realidade digital, enquanto a RA acrescenta elementos digitais à realidade física.
A realidade aumentada pode ser definida como um sistema que:

  • Combina elementos virtuais com um ambiente real;
  • É interativa e tem processamento em tempo real;
  • É concebida e exibida em três dimensões;

Se analisarmos um processo de comunicação digital de uma marca ambas trabalham em conjunto de forma a alterar as duas dimensões da seguinte forma:

1) O significado dos espaços
Ao adicionarmos novos elementos num ambiente ao mesmo tempo estamos a transformar o significado dos espaços vividos por cada um de nós.

Hoje em dia, os vários museus existentes recorrem a hologramas como uma forma de guias interativos, substituindo os audio-guias.

Em Portugal existem vários exemplos no setor do Turismo de utilização desta tecnologia para oferecer um valor adicional aos utilizadores. É o caso do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, o Museu das Comunicações ou Museu Municipal da Guarda, onde o visitante ao utilizar a app consegue aceder a guias virtuais ou a demonstrações gráficas de peças no passado.

2) A nossa capacidade de decidir
A RV e Aumentada permitem o aceleramento da aprendizagem de novas competências, a resolução imediata de tarefas e a compreensão visual de processos.
Esta mudança é bastante notória no uso de aplicações em que muitas permitem simular antes de efetuar a compra do produto.

Conclusão

Estas duas soluções são hoje usadas por diversas empresas como forma de fazer crescer o seu potencial e otimizar o seu negócio, sem implicar grandes investimentos. O mercado é cada vez mais exigente e é necessário inovar mas sempre de acordo com o comportamento do consumidor atual.

Ver site: Alina Samezima Portfólio

Linkedin: Alina Samezima

Imagens

1 – Unsplash

2 – Pixabay

3 – Pexels

4 – Google Images

About The Author

Quem sou eu? Olá, o meu nome é Ana Margarida Mota e sou web & graphic designer. Sou uma pessoa pró-ativa e organizada, com um alto senso de responsabilidade e uma rigorosa ética de trabalho, sempre de forma comprometida e motivada.

2 Comments

  1. diziler
    2021 at 8:00 am ·

    I really like it when individuals get together and share opinions. Great blog, stick with it! Ronalda Elliott Furmark

  2. anamarga_work-4
    2021 at 9:00 am ·

    Thanks Ana Margarida

Leave a reply

Your email address will not be published.