Web & Graphic Designer | [email protected] | (+351) 918 472 525 - chamada para rede móvel nacional
Jun 09

Como escrever para SEO e ter mais visibilidade nas pesquisas

Sendo o SEO (Search Engine Optimization) um dos pilares do marketing digital, já percebemos que as suas componentes são essenciais para o sucesso de estratégias de um negócio.
Hoje em dia, criar uma página web sem uma estratégia de SEO é como não existir na internet, ou seja, ninguém vai saber da nossa existência.
Antes de começar a explicar como se criam conteúdos de forma a aumentar a visibilidade nos motores de busca, é importante saber os diferentes tipo de SEO que existem.

Existem 4 tipos de SEO que são:

1 – SEO Técnico
Conjunto de optimização relacionado (singular) à estrutura interna de um site.

2 – SEO On Page
É nesta vertente que é realizada a estratégia de pesquisa e distribuição de palavras-chave, optimização de conteúdo, criação de títulos (H1) e subtítulos (H2, H3, H4, H5, H6), meta descrições, colocação do alt-text e title das imagens, são algumas acções que devem ser realizadas.

3 – SEO Off Page
Conjunto de estratégias desenvolvidas fora do site (redes sociais, comentários, parcerias – links externos) onde se pretende demonstrar a sua relevância.

4 – SEO Local
Dar ênfase à localização geográfica.
Uma das ferramentas mais importantes a utilizar é o Google Business Profile que trabalha juntamente com o Google Maps.

A seguir vou indicar algumas regras de SEO On page e Off page que devem ser aplicadas para melhorar o posicionamento.

Pesquisar palavras-chave, as suas variações e tendências

Tudo começa com a pesquisa de palavras-chave para encontrar termos que sejam relevantes para o nosso público-alvo e, por consequência, relacionadas com o nosso negócio.

Nesta fase, é importante perceber que existem dois tipos de palavras-chave as Head Tail ou em português, palavras de cauda curta e as Long Tail, como o nome indica, as palavras de cauda longa.

Depois de ter esta lista de termos, incluindo a palavra-chave principal, as mesmas têm de existir em todos os conteúdos do site, como nos textos, títulos, subtítulos, na descrição dos produtos, etiquetas, categorias e nas imagens.

Para esta pesquisa existem várias ferramentas, gratuitas e pagas, que podem ser usadas como: Google Search Console, Google Analytics e Google Keyword planner, Ubersugest, Semrush, Ahrefs

Palavras-chave tendências

Se pretendermos saber mais sobre quais são as palavras-chave que estão mais na “moda” podemos recorrer a páginas de redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest) e respetivos grupos, os grupos no WhatsApp e as hastags que acompanham os posts.

Utilizar links internos e externos

Quer a criação de links internos entre páginas e artigos, por meio de call to actions ou ao longo do texto, como a presença de links em outros sites são factores importantes para o SEO.

A utilização de guests posts, ou seja, publicar artigos como convidado em outros blogues é uma mais-valia.

Os 3 principais benefícios são:
1.  Alcançar uma nova audiência
2. Posicionar como autoridade
3. Conseguir bons links

Optimização do conteúdo do texto

Ao criar o conteúdo para uma página web é importante ter atenção à sua estrutura.

Cada página ou artigo somente pode ter um título que em termos de HTML é identificado com a tag H1, e deve ter sempre a palavra-chave principal, previamente definida.

Depois, os restantes títulos, neste caso subtítulos, serão classificados entre H2 a H6, consoante a sua importância.

Ao longo do texto, utilizar listas, palavras em bold e itálico, textos sublinhados são soluções para dar mais enfâse a alguns termos e o algoritmo da Google reconhece este comportamento.

Sempre que possível deve-se intercalar o texto com conteúdos visuais como imagens, vídeos, infografias, gráficos, entre outros, para facilitar a leitura e tornar a página mais apelativa.

Personalizar o url

O url deve ser sempre curto e descritivo. Assim, são mais fáceis de ler e perceber.
Ao mesmo tempo inspiram mais confiança na abertura e na partilha dos links.

Definição da meta descrição

A meta descrição é um pequeno texto que informa aos motores de busca (Google, Bing, Yahoo…) e aos cibernautas qual é o conteúdo da página ou do artigo.
Este texto deve ter keywords mas de uma forma subtil e entre 140 a 160 caracteres.
Para a sua customização existem vários tipos de plugins para WordPress mas realço o Yoast SEO, um dos mais conhecidos.

Optimizar as imagens

Para optimizar as imagens é preciso seguir estes passos:

  • Usar imagens de alta qualidade e relevantes – recorrer a bancos de imagens e/ou fotógrafos profissionais
  • Redimensionar e comprimir
  • Alterar o nome da imagem (título) e o alt da imagem.
    O título deve ser descritivo, sucinto e utilizar os hífens para separação das palavras.

Os benefícios ao utilizar uma boa estratégia de SEO

Depois de explicar as tarefas a seguir para obter uma boa classificação nos resultados de pesquisa também é importante explicar quais são os benefícios de que vamos usufruir:

  1. Aumento de tráfego
  2. Geração de Leads
  3. Maior retorno sobre o investimento
  4. Aumento de autoridade do site ou blogue

Regras de SEO para qualquer website

Todas estas regras vão beneficiar o posicionamento de qualquer plataforma online, seja um site mais institucional, uma landing page a promover um produto de uma marca ou um website e-commerce.
No caso das lojas online acrescento estas 3 dicas:

  1.  Criar descrições para os produtos
  2.  Criar categorias nos produtos
  3.  Usar palavras-chave para os nomes dos produtos

É importante saber que as estratégias de SEO demoram tempo a ter resultados e que o algoritmo da Google está sempre em constante evolução.
Ou seja, o que se faz hoje, daqui a um ano pode já estar em desatualização. Por isso é preciso estar sempre atento, acompanhar as novas tendências e haver sempre uma restruturação na optimização dos conteúdos.

Imagens

1 – Freepik

2 – Unsplash

3 – Pixabay

4 – Pexels

5 – Google Images

Artigos relacionados

Como escrever para SEO e ter mais visibilidade nas pesquisas

Sendo o SEO (Search Engine Optimization) um dos pilares do marketing digital, já percebemos que as suas componentes são essenciais para o sucesso de estratégias de um negócio. Hoje em... saber mais →
Plugins de SEO para sites Wordpress - otimização dos motores de busca

Quais são os plugins de SEO que devo usar num site WordPress?

Atualmente, utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) é imprescindível para obtermos um bom posicionamento nos motores de busca (Google, Bing, Yahoo). (more…)

About The Author

Quem sou eu? Olá, o meu nome é Ana Margarida Mota e sou web & graphic designer. Sou uma pessoa pró-ativa e organizada, com um alto senso de responsabilidade e uma rigorosa ética de trabalho, sempre de forma comprometida e motivada.