Se tem um website, precisa de um serviço de manutenção para garantir o seu bom funcionamento, a diferentes níveis. Deste modo, assegura o bom desempenho da sua montra digital, e obtém melhor retorno, tanto junto dos utilizadores, como nos motores de busca.
Nota: Artigo escrito por Dora Alexandre, Press Hub
ÍNDICE
Manutenção do site, o que é isso?
Manutenção do site, o que é isso?Antes de mais, importa salientar que um website é uma espécie de organismo vivo. Por um lado, tem uma estrutura definida, com formas e conteúdos próprios, naturalmente assentes em código de programação.
No entanto, ao mesmo tempo, um website é também uma entidade maleável, que periodicamente precisa de atualizações. Designadamente, atualizações técnicas de Design, de software e de segurança.
Sem dúvida, todos estes aspetos são essenciais e, caso não se acautelem, podem comprometer o próprio funcionamento e a segurança do site.
A par disso, um website também precisa de atualizações ao nível dos conteúdos. Designadamente, para refletir a evolução da entidade que representa, mas também manter atualizados os produtos ou serviços que disponibiliza. Deste modo, demonstra vitalidade, profissionalismo e atenção ao cliente.
Por oposição, uma plataforma digital sem novidades ou com conteúdos desatualizados transfere para a marca essa imagem de estagnação, ou mesmo de abandono.
A importância da manutenção especializada
A importância da manutenção especializadaA par da questão dos conteúdos, e da imagem que a plataforma online passa aos utilizadores, existem motivos muito práticos para contratar um serviço de manutenção do website.
Concretamente, a falta de atualizações pode comprometer a funcionalidade de um site. Precisamente porque, tal como acontece, por exemplo, com as aplicações dos telemóveis, pode ser necessário fazer ajustes e melhorias no código de programação do site.
Afinal, as tecnologias mudam, e o site precisa de se adaptar. Ao atualizá-lo devidamente, garante que seu público tem uma navegação fluida e sem bugs.
Por outro lado, igualmente relevante, existem razões de segurança. Afinal, se a proteção do site falhar, este fica vulnerável, e sujeito a interferências externas ou malware. Com efeito, um site com software desatualizado torna-se um alvo mais fácil para eventuais hackers.
Ademais, o serviço de manutenção do website assegura ainda um bom desempenho na utilização. Por exemplo, ao nível da velocidade de carregamento das páginas, ou das imagens. Como sabemos, sites lentos e com mau desempenho afastam – literalmente – os utilizadores.
Por fim, e não menos importante, sem um apoio profissional de manutenção, se comprometer a performance do site, estará também a perder pontos nos motores de busca. Concretamente, o Search Engine Optimization (SEO).
Vale a pena investir na manutenção profissional do website
Vale a pena investir na manutenção profissional do websiteEfetivamente, se queremos cativar o público através da nossa montra online, precisamos de a manter nas melhores condições possíveis.
Por conseguinte, se contratar a manutenção profissional do seu website, esse investimento terá um retorno bastante abrangente.
Desde logo, ao assegurar as condições técnicas ideais, o site irá funcionar melhor, e de forma mais ágil. Desta forma, aumenta o grau de satisfação dos utilizadores, e terá mais visitas. Potencialmente, pode conquistar maior taxa de retenção e mais conversões ou vendas.
Com esta manutenção preventiva digital, por alguém com conhecimentos de Web Design, tem menos dores de cabeça porque existe um profissional a zelar pelo seu projeto. A par disso, liberta o seu tempo para outras tarefas, nomeadamente a própria gestão do projeto.
De igual modo, com a contratação de um profissional, livra-se de ataques informáticos e de eventuais prejuízos daí decorrentes. Inclusivamente, evita comprometer a confiança que o público deposita na marca.
Por via das atualizações de conteúdo e do bom desempenho técnico, também assegura maior valorização pelos motores de busca e, consequentemente, mais visitantes.
Em suma, é preciso ter consciência de que o site é uma montra digital, e deve mantê-lo sempre atual, e em pleno funcionamento.
Inevitavelmente – a menos que consiga assegurar estas condições sem ajuda – a melhor opção é, sem dúvida, apostar num serviço de manutenção do website. Afinal, como diz o ditado popular, mais vale prevenir do que remediar.



